Glória Sombria

A PRIMEIRA MISSÃO D­O MATADOR

Convite_gloria sombria

Um dos mais prolíficos autores de ficção científica do Brasil, Roberto Causo lança, no próximo dia 9 (quinta-feira) seu novo romance de FC Glória Sombria, estrelado pelo seu seminal personagem Jonas Peregrino, no melhor estilo Perry Rhodan ou Cadete Flandry, de Poul Anderson, mas com um toque brasileiro, e não apenas no nome

Transferido para a Esfera, onde os humanos e membros de diversas raças alienígenas são fustigados por naves-robôs, o Tenente Jonas Peregrino enfrentará não apenas os seus próprios limites, mas as divisões internas dentro das Forças Armadas.

Peregrino era só mais um oficial júnior da Patrulha Colonial no distante século 25. Sua carreira parecia condenada à mediocridade, até que seu talento para o planejamento de operações especiais chamou a atenção do comandante máximo da Esquadra Latinoamericana na Esfera, a maior área em conflito que a humanidade encontrou em seu avanço pelos braços da Via Láctea.

Enquanto os obstáculos se acumulam, é preparada a primeira missão do matador trazido para a Esfera: formar uma nova unidade de elite, os Jaguares, e evacuar um planeta duplo ameaçado de destruição total pelos tadais — alienígenas implacáveis que nunca mostram a sua verdadeira face. Mas como ser um matador, se o inimigo se esconde atrás de enxames de naves-robôs?

Comandados por Jonas Peregrino, os Jaguares partem para Tukmaibakro, o sistema estelar onde eles serão testados até ao limite das suas forças, e de seu senso de dever e honra.

O INÍCIO DE UM ÉPICO DA FICÇÃO CIENTÍFICA

Cronologicamente, Glória Sombria é a primeira aventura de Jonas Peregrino na série As Lições do Matador, que existe como histórias mais curtas, desde 2009. Essas aventuras do personagem, ambientadas num momento posterior da sua trajetória, têm aparecido em antologias de destaque como Futuro Presente (2009), organizada por Nelson de Oliveira; Assembleia Estelar (2010, também pela Devir), organizada por Marcello Branco (2010); e Space Opera II (2012), organizada por Hugo Vera & Larissa Caruso. Há mais histórias no prelo.

Com a Devir, outros romances se seguirão, em um projeto original que aposta na maturidade do mercado para ficção científica brasileira. O próximo lançamento já tem título: Mestre das Marés, programado para 2014.

Glória Sombria e demais histórias de As Lições do Matador fazem parte de um conhecido subgênero da ficção científica, a space opera, um das tradições mais identificadas com o gênero. Basta pensar em Jornada nas Estrelas, Guerra nas Estrelas, Babylon 5, Galactica e outras produções de cinema e TV.

O AUTOR

Roberto de Sousa Causo é autor dos romances A Corrida do Rinoceronte e Anjo de Dor, e das novelas premiadas Terra Verde (III Festival Universitário de Literatura) e O Par (Projeto Nascente 11). Suas histórias de ficção científica e fantasia apareceram em onze países, incluindo Cuba, França, Grécia, Portugal e Rússia. Vive em São Paulo com esposa e um filho. Visite o site do autor em http://robertocauso.com.br

2 respostas para Glória Sombria

  1. Roberto Causo disse:

    Muito obrigado pela divulgação, Sid. Li uma aventura de Dominic Flandry quando era garoto: “Essas Estrelas São Nossas!” (We Claim These Stars), edição da saudosa Edibolso, com uma tremenda capa do inglês Eddie Jones. Atualmente, tenho comprado as edições “omnibus” pela Baen Books, justamente para me inspirar na escrita de novas aventuras de Jonas Peregrino, embora ele e Peregrino não tenham muito em comum. Interessante você mencionar.

    • Sidemar disse:

      Embora ainda não tenha lido o livro, através dos contos e mesmo das sinopses do Peregrino, senti uma ‘atmosfera’ de Flandry, que me remeteu imediatamente às minhas lembranças de aventuras espaciais do Poul Anderson, principalmente da coleção Argonauta. Essas antigas space operas até hoje me influenciam, por seu clima inigualável, que muitas vezes tento emular. Então, acho que acertei mesmo na citação. Parabéns, Roberto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: