Os Argonautas

SPACE OPERA III

A gênese de Os Argonautas

argonautas_blog

Na madrugada de 30 para 31 saiu o resultado dos selecionados para o terceiro volume da trilogia Space Opera, publicada pela Editora Draco, com organização de Hugo Vera e Larissa Caruso. Segundo o blog da Draco, foram escolhidos apenas oito trabalhos dentre 116 inscritos. Minha noveleta Os Argonautas foi um dos selecionados.

Ela tem um significado importante para mim, pois foi criada há muito tempo, tomando como inspiração uma das minhas primeiras leituras em ficção científica. Tinha uns 13 ou 14 anos quando descobri, fuçando na biblioteca da escola, que um ex-aluno havia doado para a mesma dezenas de livros bem interessantes, que iam de clássicos da literatura fantástica a obras pseudocientíficas, que tiveram o mérito de me despertar o interesse por temas incomuns. Mas dentre tudo, descobri um único exemplar da “colecção” portuguesa Argonauta, no caso, Os Engenheiros Cósmicos, de Clifford D. Simak. Um enredo sobre universos em colisão, exóticas raças cósmicas e uma nave em aventuresca jornada pelo tempo e espaço. Nunca havia lido um space opera antes, e esta odisséia espacial me envolveu com seu “sense of wonder”, o que me levou a escrever roteiros e contos (e não apenas a desenhar HQs, como fizera até então) e criar sinopses de “futuros livros”. Um desses, resenhado em capítulos e personagens, chamava-se Os Argonautas, tendo como referência o título da própria coleção portuguesa, mas também o filme Jasão e os Argonautas, visto nas sessões da tarde da TV, o que me levaria, mais tarde, aos mitos gregos.

Tempos depois, após muitos quadrinhos e contos publicados (em antologias), participando de um Fantasticon ou Bagunça Literária, o Hugo ‘Space Opera’ Vera me intimou a participar da seleção do terceiro volume da série (as duas primeiras foram fechadas, com autores convidados). Imediatamente passei a imaginar histórias no estilo, e logo me veio à lembrança a antiga história. Naturalmente, não poderia dar forma à velha sinopse adolescente. Mas todo o cerne da ideia original (uma versão space opera do mito grego dos Argonautas) foi mantido, incluindo alguns personagens com nomes, planetas e poderes – e algumas exóticas civilizações alienígenas.

Os Argonautas é um típico space opera – aventura passada num futuro remoto, quando a Terra já não mais existe, após sua derrota numa Grande Guerra Galáctica entre seres à base de carbono e de silício. Os silicitas, governados pelo totalitário Um, e de posse de uma arma definitiva, o Nulificador de planetas, levam os carbonianos, especialmente os humanos à extinção. Apenas uma espaçonave de guerra resiste, a lendária Argos, convocada pelo Mestre Galáctico Vyor, e com uma tripulação de metahumanos: Jasum, o último terrestre, o piloto cyborg Orion, o colossal Herakles do Sistema Hércules, a tele-empata Prysma de Medea, a psiônica Cristella Yin, de Orfeu, as guerreiras clônicas Shiva Singh I e II, e o telecinético Mosambique Makross, do Sistema Teseu.

Em busca do Velocino Cósmico, a chave para livrar o que restou da humanidade do extermínio, a Argos aventura-se em batalhas entre o hiperespaço e dezenas de mundos, perseguidos pelos Caçadores de Carbono, enfrentando dragões entre os Nômades dos Espaço, Insectóides e Piratas Siderais, monstros silicitas no Sistema Táurida, furiosas harpias em Fênix de Hidra e as sedutoras Sereias de Electra Atlântida, entre outros perigos.

Space Opera III deve ser lançado este final de ano, talvez ainda no Fantasticon (21 e 22 de setembro) em São Paulo, ou um pouco mais tarde.

Abaixo, os classificados para a antologia Space Opera III:

Convite do Imperador

– Roberta Spindler

Ecos de Maztah

– Carol Chiovatto

Na Crista da Onda

– Luis Filipe Silva

Nosso Estranho Amor

– Antonio Luiz M C Costa

O Cortiço e as Estrelas

– Pedro Vieira

Os Argonautas

– Sid Castro

Supremacia de Eufrates

– Cirilo S. Lemos

Uma Princesa de Stroff-Bingen

– Rui Leite & Júlia Durand

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: