QUADRINHOS

Festival Guia dos Quadrinhos 2018

Um dos maiores eventos de troca de gibis, encontro de artistas e colecionadores e fãs de quadrinhos do país

guia_logo

Durante os dias 14 e 15 de abril aconteceu em São Paulo, no Clube Homs, na Avenida Paulista, a nova edição do Festival realizado pelo site Guia dos Quadrinhos, o maior portal com informações sobre HQs do país.

Iniciada em 2008 como Mercado das Pulgas de troca de gibis, o evento cresceu e se tornou um ponto de encontro de colecionadores, novidades, artistas, lançamentos, shows de cosplays de personagens de quadrinhos e outras mídias, além de venda de artes originais, posters, camisetas, livros, action figures e dezenas de outros produtos ligados à Nona Arte.

guia_b.jpg

guia_b2.jpg

guia15_6.jpg

Foi a primeira vez que participei do evento e aproveitei a oportunidade para reencontrar amigos do meio e conhecer outros que só conhecia através da internet.

Como estive diretamente ligado à editoração e diagramação das revistas CALAFRIO 59 e MESTRES DO TERROR 68, após um passeio de reconhecimento pelo grande salão principal do Festival, encontrei no stand 64 o editor da nova D-Arte, Daniel Saks, que finalmente conheci pessoalmente após alguns anos de conversas e trabalho via redes sociais.

guia14_1.jpg

Para minha surpresa, acabei até autografando edições das revistas (por conta de minha atividade como roteirista nas edições lançadas pelo Mestre Rodolfo Zalla, na coleção clássica) e conheci diversas pessoas, entre as quais Eduardo Ohata, jornalista da UOL, Folha, ESPN etc, – o qual conhecia detalhes que nem eu lembrava de minha primeira HQ publicada na vida, na Spektro da Vecchi, como diversas outras HQs que escrevi.

guia14_11.jpeg

Também tive a satisfação de conhecer outros bambas das HQs atuais, como os fantásticos desenhistas Laudo (Anya, Tianinha) e Will Sideralman (A Coisa do Tietê, Demetrius Dante) e o roteirista Rogério Faria (Calafrio). E tive o prazer de reencontrar o Octavio Cariello (Lanterna Verde e Raio Negro, entre muitos outros) um dos mais extraordinários quadrinistas brasileiros com carreira internacional, com o qual participei da minha primeira antologia, Território V (Terracota, 2009). O artista foi homenageado com uma exposição de artes originais e bate-papo com os fãs.

image_4.jpeg

Além do tradicional Mercado de Pulgas, com venda e troca de gibis novos e antigos, o Centro dos Artistas, com a produção atual de quadrinhos brasileiros; o Festival também contou com exposições de arte e uma programação com debates, palestras, sessões de autógrafos e prêmios.

guia14_2.jpg

guia14_7.jpg

guia14_9.jpg

Destaque para o lançamento do livro Vertigo: Além do Limiar, e uma exposição sobre os 25 anos do selo da DC Comics que publicou revistas como Constantine,  Sandman, Morte e Monstro do Pântano. Os visitantes puderam conferir o Museu Abril de Quadrinhos Disney, com diversas curiosidades do universo Disney em uma experiência de imersão virtual 3D, além de bate-papo sobre Vingadores: Guerra Infinita e os dez anos do Universo Cinematográfico Marvel, os 30 anos da revista Animal e diversas outras atrações.

 

 

 

guia14_programa.jpg

Vou tentar participar de mais eventos como esse – uma vez que o saudoso Fantasticon (de Literatura Fantástica) continua fazendo falta – apesar da distância de minha cidade no interior do estado; e da ‘sorte’ de voltar num busão que parecia ter parado em todas as cidades do mundo antes de chegar em Catanduva.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: