QUADRINHOS

FESTIVAL GUIA DOS QUADRINHOS 2019

Maior evento de colecionadores completa 10 anos em novo espaço com mais lançamentos e artistas 

fgq1

Participei ano passado pela primeira vez da cobertura jornalística do Festival Guia dos Quadrinhos (iniciado há uma década como ‘Mercado das Pulgas’ de colecionadores de quadrinhos) e percebi que o evento foi muito além de sua origem: não apenas havia representatividade entre editoras, autores e todo tipo de aficionado por quadrinhos, como também tornou-se ponto de encontro de artistas e ponto de lançamento de diversas obras (livros e revistas), assim como palestras e exposições. Dessa vez, o evento mudou-se para o Hakka Plaza, na rua São Joaquim, 460 – Metrô São Joaquim, São Paulo, e acontece dias 13 e 14 de abril.

mestres_70.jpgcalafrio_62.jpg

 

Este ano, além de participar do lançamento das edições já sendo impressas das revistas CALAFRIO 62 e MESTRES DO TERROR 70, haverá o lançamento de Procura-se ELVIS, Vivo ou Morto, primeiro volume da coleção de livros de bolso Casos Supranaturais, de Fernando Fontana, diagramado e ilustrado por mim, com capa de Rodrigo Mazer. O livro prossegue com as aventuras do detetive Lucca Carrara (apresentado pela primeira vez no romance Deus, o Diabo e os Super-Heróis no País da Corrupção), que desenvolve um universo todo particular em que a realidade brasileira convive com super-celebridades. Ainda em produção, a primeira versão para quadrinhos deste universo será apresentada na graphic novel O Triste Destino da Namorada do Ultra-Homem. Com roteiro adaptado por mim a partir de um conto de Fernando Fontana, a obra tem capa de Carlos Henry e está sendo ilustrado num belo e contrastante preto e branco estilo noir por Ivan Lima (um dos mestres do terror da Calafrio, em sua primeira incursão no ramo dos super-heróis).  O lançamento do quadrinho está previsto para o segundo semestre do ano.

elvis_capa_moldura_nova_web.jpg

FGQ 2019

 

Em seu novo espaço no Hakka Plaza, o Festival Guia dos Quadrinhos 2019 contará novamente com um amplo auditório e o já tradicional Mercado de Pulgas; novas palestras, exposições e debates, assim como sessões de autógrafos, ‘quiz nerd’ e concurso de cosplays. 

Nesta edição, ano em que o Batman completa 80 anos, o ‘Boteco da Justiça’ apresenta  exposição reunindo trabalhos de 20 quadrinistas brasileiros convidados tendo como tema o Cavaleiro das Trevas. Entre os convidados do Festival, destaque para Hiro Kawahara, criador do mascote oficial do evento. Ilustrador há 35 anos, Kawahara tem entre seus trabalhos mais conhecidos as toalhinhas de bandeja do McDonald’s, que ilustra há 26 anos. Além de ilustrações infantis, publicitárias e editoriais, o artista vem trabalhando em diversos projetos de quadrinhos.

fgq2.jpg

Outra grande atração deste ano será o roteirista e desenhista italiano Francesco Guerrini, que trabalha com quadrinhos Disney desde o início de 1990 e foi convidado pela Editora Culturama. Este será o primeiro evento de quadrinhos de que participa a editora escolhida como a nova casa dos gibis da Disney no país, após a saída da tradicional Abril.

Um dos pontos altos desta edição do evento é a ação social que o Festival Guia dos Quadrinhos fará em prol da Escola Estadual Castro Alves, na Zona Norte da capital paulista. Quem doar duas revistas de quadrinhos em bom estado terá o benefício da meia-entrada. Estes gibis doados, e que serão recolhidos na portaria do evento, serão utilizados para que a escola possa montar uma gibiteca.

fgq_geral.jpg

O Festival Guia dos Quadrinhos foi criado em 2009 por Edson Diogo, fundador do portal Guia dos Quadrinhos, o maior acervo de informações sobre o gênero no Brasil, entre publicações e artistas. Seu objetivo inicial era reunir não apenas colecionadores no tradicional Mercado de Pulgas que continua acontecendo no evento, mas também fãs e aficionados  da nona arte e cultura pop em geral, dando oportunidade de encontrar HQs raras e artistas, além de trocar ideias e experiências com diversos profissionais da área no país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: